top of page

Ansiedade

Você sabe quais são os sintomas?

E mais que isto, o que fazer para controlar os sintomas?

Cada pessoa tem um sintoma diferente, desde aceleração do batimento cardíaco, tremor, suor, medo de que algo ruim vai acontecer, vontade de urinar, ou defecar, tontura, falta de ar, e pode, em alguns casos, ter a sensação de morte eminente, mesmo não havendo um fato concreto que justifique. Uma crise de ansiedade costuma durar em média 20/30 minutos, e depois o mal estar maior passa, ficando apenas um mal estar leve, que poderá durar um dia, ou mais.


Quando as crises são repetidas, ou seja, ocorre várias vezes na semana, ou até diariamente, poderá ser uma Síndrome do Pânico.


Para saber o diagnóstico corretamente, procure um Médico Psiquiatra ou uma Psicóloga. No meu caso, aplico os Inventários de Beck que me permitem diagnosticar em número os sintomas de ansiedade, depressão, ou até ideação suicida, já na primeira sessão. Após o diagnóstico é possível saber se haverá necessidade de uso de medicação, ou apenas a Psicoterapia poderá auxiliar na redução dos sintomas.


No processo psicoterápico é importante avaliar quando começaram os sintomas e quais os gatilhos que desencadeiam uma crise, pois há um padrão. Os sintomas começam leves e quando percebemos já estão fora do controle e parece que vem do nada, o que não é verdade, cada sintoma tem uma razão de existir. Observe atentamente, o gatilho às vezes é um dia antes da crise, mas sempre existe algo que desencadeia a crise, e que tomando consciência do gatilho, controlá-lo fica mais fácil.





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page